segunda-feira, 26 de julho de 2010

ESTREITOS

DEFINIÇÃO DE ESTREITOS

Em Geografia, um estreito é um canal de água que une dois corpos aquosos (oceanos, mares) e separa duas massas de terra. Os estreitos fazem por vezes parte de rotas comerciais importantes e por isso têm relevância estratégica, do ponto de vista económico e militar.

Um estreito pode ser visto como o negativo de um istmo, a ligação entre duas massas de terra, e é análogo de um canal, embora esta expressão possa ter outros significados.

Convenção dos Estreitos


A Convenção dos Estreitos veio substituir o anterior Tratado de Unkian-Skelessi de Julho de 1832, pelo qual a Turquia aceitou a protecção russa. Neste tratado de 13 de Julho de 1841 acordado entre a Rússia e o Império Otomano ficou estabelecido um pacto de mútua assistência, do qual resultou o encerramento do estreito do Bósforo e do estreito de Dardanelos a todas as frotas de países com excepção, obviamente, dos promotores do acordo, durante um período de oito anos. O que implicava a transformação do mar Negro numa gigantesca enseada russa.
O estreito do Bósforo fora aberto à navegação de todas as nações pelo tratado de Adrianópolis em 1829, que celebrava a independência da Grécia e a concessão do protectorado da Moldávia e da Valáquia aos russos.
Esta convenção russo-turca impossibilita, portanto, a navegação de qualquer navio militar nas águas do mar Negro.

Estreitos mais conhecidos

Estreito de Bass, Estreito de Bering, Bósforo, Estreito de Cook, Dardanelos, Estreito de Dover, Estreito da Florida, Estreito de Gibraltar, Estreito de Kerch Kattegatt, Estreito de Magalhães, Estreito de Messina, Canal de Moçambique, Öresund, Estreito de Ormuz, Estreito de Palk, Skagerrak, Estreito de Sunda, Estreito de Taiwan, Estreito de Torres"

Sem comentários:

Enviar um comentário